Partindo do universo dos primeiros anos de vida e das histórias desses tempos, “Primeira Infância: Um Fabulário” centra-se na figura da Maria Rita, uma criança de nove anos que começou a fazer espetáculos com a Terceira Pessoa aos seis, nunca mais tendo deixado de estar envolvida em processos criativos.
Neste espetáculo, Maria Rita conta a história da Terceira Pessoa e da sua “primeira infância”, relacionando-a com acontecimentos iniciáticos como o Big Bang, o Baby Boom, uma Supernova que sucedeu no exato momento em que nasceu – disse-lhe a sua mãe que o sentiu na pele.
Nos intervalos da sua história, Maria Rita vai apresentando as suas primeiras obras de arte, resultado das suas derivações sobre os seus primeiros tempos.
A acompanhar a deriva de Maria está o seu casal de peluches, com quem tem conversas existencialistas, tocando por vezes em temas eternos: “Sim, a deriva é uma coisa muito bonita, mas também muito difícil. Tal como o unicórnio. Não podes vê-lo, mas também não podes dizer que não existe.”
Partindo do universo dos primeiros anos de vida e das histórias desses tempos, “Primeira Infância: Um Fabulário” centra-se na figura da Maria Rita, uma criança de nove anos que começou a fazer espetáculos com a Terceira Pessoa aos seis, nunca mais tendo deixado de estar envolvida em processos criativos.
Neste espetáculo, Maria Rita conta a história da Terceira Pessoa e da sua “primeira infância”, relacionando-a com acontecimentos iniciáticos como o Big Bang, o Baby Boom, uma Supernova que sucedeu no exato momento em que nasceu – disse-lhe a sua mãe que o sentiu na pele.
Nos intervalos da sua história, Maria Rita vai apresentando as suas primeiras obras de arte, resultado das suas derivações sobre os seus primeiros tempos.
A acompanhar a deriva de Maria está o seu casal de peluches, com quem tem conversas existencialistas, tocando por vezes em temas eternos: “Sim, a deriva é uma coisa muito bonita, mas também muito difícil. Tal como o unicórnio. Não podes vê-lo, mas também não podes dizer que não existe.”
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
criação e interpretação_ Ana Gil, Nuno Leão e Maria Rita Moura
dramaturgia e texto_ Nuno Leão
pesquisa_ Diogo Martins
desenho e operação de Luz_ Bruno Santos
operação de vídeo e som_ Pedro Pires
figurinos_ Joana Carvalho
vídeo e fotografia_ Tiago Moura
arodução_ Francisca Rodrigues
apoio financeiro_ Câmara Municipal de Castelo Branco
apoio à cenografia_ Soreclamos (Reclamos Luminosos)