RadioATIVIDADE, é um projeto de criação e experimentação artística que envolve a população reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda na criação e interpretação de peças de teatro radiofónico. Mulheres e homens beneficiam de experiências artísticas que cruzam a escrita, a música, o teatro e a gravação em estúdio.
O projeto RadioATIVIDADE teve início em Setembro de 2022, e decorreu ao longo de 3 anos. Compreendeu várias iniciativas com a população reclusa (feminina e masculina) do Estabelecimento Prisional da Guarda (EPG), que permitiram e potencializaram a experimentação de linguagens artísticas com abordagem de diferentes géneros textuais, a performance e o contato com ferramentas audiovisuais de expressão artística.
Com base numa abordagem de diálogo colaborativo, a equipa artística constituída por dramaturgo, poeta, ensaísta, e artistas de diferentes disciplinas cocriou com a comunidade reclusa, objetos artísticos em formato radiofónico, passíveis de serem transmitidos internamente no Estabelecimento Prisional da Guarda, através da “Rádio Fantasma – afaste os seus demónios”, rádio interna criada no âmbito do projeto – atualmente chamada de “Rádio Guarda-me”, com emissões internas semanais – , em emissoras de rádio regionais e nacionais e em formato digital (e.g. podcast online).
Durante os meses de julho e agosto de 2023, agosto e setembro de 2024 e julho e agosto de 2025, como resultado deste trabalho artístico e comunitário, a Antena 2 transmitiu três ciclos de 8 peças de teatro radiofónico, que foram interpretadas e gravadas no EPG. Essas peças estão disponíveis online para audição.
2025
Em outubro de 2024, o projeto RadioATIVIDADE entrou no seu 3° ano (2024/2025). Depois das colaborações entre Óscar Silva e Regina Guimarães e Saguenail (2022/2023), Ana Gil e Maria Sequeira Mendes (2023/2024), foi a vez de Nuno Leão assumir a direção artística em colaboração com o poeta Miguel-Manso na criação de textos, neste último ano de projeto.
Ambos, em conjunto com a comunidade reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda, cocriaram oito novos episódios de teatro radiofónicos da série CÓCLEA LUMINOSA – uma jornada radiofónica inspirada no universo da fotografia e da imagem – a irem para o ar todas as terças-feiras, às 19h, na Antena 2.
No dia 31 de outubro de 2025, realizou-se a conferência final do projeto RadioAtividade “Vozes – onde a criação é liberadade” com diversos convidados, painéis e apresentação de resultados.
Foi lançada a obra editorial do projeto – um livro de 4 volumes dedicado aos 3 anos de RADIOATIVIDADE no Estabelecimento Prisional da Guarda onde constam todas as peças de teatro radiofónicas, textos reflexivos, depoimentos dos diversos participantes e os resultados da avaliação de impacto do projeto, entre outras matérias.
Foi ainda lançado a série documental de 3 vídeos, de autoria de Tiago Moura, que acompanhou o projeto RadioATIVIDADE entre 2022 e 2025. A série regista o processo criativo que, ao longo de três anos, juntou artistas e reclusos na criação de peças de teatro radiofónico, cruzando escrita, música, teatro e gravação em estúdio. Poderá ser visualizada embaixo.
Este projeto tem-se revelado transformador a vários níveis, permitindo à comunidade reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda, a possibilidade de usufruir, participar e contribuir para a criação artística e cultural, independentemente da situação social em que se encontram. Contributos muito importantes para a aquisição de novas ferramentas de desenvolvimento pessoal e social, e de estímulo ao potencial criativo de cada recluso.
Uma iniciativa da Terceira Pessoa Associação e do Estabelecimento Prisional da Guarda, com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian “La Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change e República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção Geral das Artes.
Direção e Coordenação Artísticas: Ana Gil, Nuno Leão e Óscar Silva
Criação Literária: Regina Guimarães e SAGUENAIL, Maria Sequeira Mendes e Miguel-Manso
Direção e Coordenação Sonora: Rui Dias
Captação, Edição e Sound Design: Diogo Marques, João Ramalho, Rui Pedro Oliveira, Tomé Cota, André Caroço, João Lopes, Mariana Loureiro, Rodrigo Feijó e Rodrigo Silva
Participantes: Adelino Ribeiro, Alcindo Rocha, Alice Silva, Américo Brito, Antonieta Silva, Armando Pereira, Bernardo Roque, Carlos Cortez, Carlos Miranda Cardoso, Cecília Lopes, Cláudia Ferreira, Daniel Dias, David Santos, Décio Sousa, Elisa Marçalo, Fátima Campos, Fátima Lustriano, Felipe Monteiro, Fernando Félix, Filipe Peixoto, Horácio Figueiredo, Igor Fernandes, Irene Maia, Isabel Carromão, Isilda Bernardo, Joana Alcino, João Pedro Ferreira, Luís Carlos Souza, Maria Cesteira, Maria do Céu Bastos, Maria Maia, Maria João Lima, Maria Olga, Maruja Maia, Nuno Costa, Orlanda Silva, Paulo Cardoso, Pedro Davide, Pedro Gonçalves, Pietra Beserra, Ricardo Oliveira, Rui Cunha, Rui Sampaio, Sérgio Barbosa, Tânia Pereira, Teresa Mota, Vânia Cabeça e também Daniel Fernandes, Paulo Rainha, Raquel Santos e Vânia Carromão
Coordenação da Área Social: Isabel S. Silva
Monitorização e Avaliação: Isabel S. Silva, Pedro Marques, Andreia Nisa e Ana Bártolo | INSIGHT: Centro de Investigação Piaget para o Desenvolvimento Humano e Ecológico, Instituto Piaget – ISEIT/Viseu
Pesquisa e Investigação: Diogo Martins
Formadores, Artistas e Convidados: André Barata, António Brito Guterres, Daniel Belo, Diogo Martins, Emanuel & Toy Matos, Fernando Alvim, João Almeida, Leonor Furtado, Luís Baptista-Martins, Paulo Veiga, Samuel Mira/Sam The Kid, Sheila T. Cavanagh
Produção Executiva: Bruno Esteves, Rita Boavida, Joana Gomes, Rita Piteira e Tamara Cruz
Registo de Vídeo: Tiago Moura
Registo Fotográfico: Ana Gil, Clara Neto, Jorge Carmona, Marta Costa, Nuno Leão e Tiago Moura
Design Gráfico e de Comunicação: Cátia Santos
Produção: Terceira Pessoa – Associação
Parceiros: Estabelecimento Prisional da Guarda, Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco – ESART e Rádio Antena 2
Apoios: Rádio Altitude, Rádio Cova da Beira e Rádio Castelo Branco
Financiamento: Projeto apoiado no âmbito da 2.ª Edição da iniciativa PARTIS & Art for Change, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação “la Caixa”, Direção-Geral das Artes (DGArtes) / República Portuguesa – Cultura
Agradecimentos: Alfredo Conde, André Barata, António Brito Guterres, Daniel Belo, Diogo Martins, Emanuel & Toy Matos, Fernando Alvim, Dra. Gabriela Tomaz, Hugo Cruz, Hugo Seabra, Isabel Lucena, Isabel Meira, João Almeida, Leonor Furtado, Luís Baptista-Martins, Dr. Luís Couto, Luís Marques, Narcisa Costa, Paulo Veiga, Sandra Carvalhinho, Samuel Mira/Sam The Kid, Sheila T. Cavanagh, Sofia Pereira, a todo o Corpo da Guarda Prisional do Estabelecimento Prisional da Guarda, aos participantes do projeto RadioATIVIDADE e a todos os colegas que acompanharam a sua participação