“Ar Livre” é um projeto pluridisciplinar de cocriação, formação e intervenção artístico-social com a população reclusa (masculina e feminina) do Estabelecimento Prisional da Guarda, do qual resultará um espetáculo de teatro a ser apresentado ao público geral.
A premissa do projeto assenta na ideia de heterotopia, proposta por Foucault, onde o espaço teatral se converte num lugar de escape do ambiente limitador – físico e simbólico – imposto pelo contexto prisional privilegiando lugares de trabalho neutros, facilitando a integração e a expansão individual e coletiva. O projeto articula, deliberadamente, a tensão entre o confinamento físico e a expansão das possibilidades imaginativas e criativas da arte, sugerindo que, mesmo em condições de privação de liberdade, é possível encontrar novas formas de relação com o espaço, o tempo, o corpo e os outros.
A dramaturgia de “Ar Livre”, terá como ponto de partida “A Respiração como Ato Político”, explorando as diversas dimensões – fisiológicas, psicológicas, sociais e filosóficas – em que o ato de respirar se constitui como afirmação da existência e como resistência. Será através de exercícios de escrita criativa, improvisação e técnicas de composição cénica, que os/as participantes são encorajados/as a reciclar as suas experiências, pensamentos e sentimentos, num processo de investigação-ação que tem como objetivo tanto a qualidade estética como o autoconhecimento. Este projeto tem a duração de um ano de trabalho regular no Estabelecimento Prisional da Guarda e no fim será apresentado um espetáculo final.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção e coordenação artística_ Ana Gil e Óscar Gil Dramaturgia_ Diogo Martins Artistas convidados_ André Barata, Maria Leonardo Cabrita, Nuno Leão, Tonán Quito Assistência de direção_ Paula Diogo e Jade Cambournac Coordenação da área social_ Isabel S. Silva | monitorização e avaliação_ Isabel S. Silva, Ana Bártolo, Andreia Nisa, Pedro Marques | INSIGHT – Centro de Investigação Piaget para o Desenvolvimento Humano e Ecológico, Instituto Piaget – ISEIT/Viseu Produção executiva_ Joana Gomes Apoio à produção_ Vanessa Martins Comunicação e assessoria de imprensa_ Rita Piteira Registo de vídeo_ Tiago Moura Design gráfico e de comunicação_ Inês Barreiros Financiamento_ Programa Regional CENTRO 2030 – Inclusão pela Cultura, Portugal 2030 e União Europeia Apoio_ República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto /Direção Geral das Artes, Câmara Municipal de Castelo Branco Produção_ Terceira Pessoa