QUEM SOMOS |
QUEM SOMOS |
Abrangendo públicos de várias faixas etárias e de meios sócio-culturais diversos, a Terceira Pessoa constrói um projeto de aproximação da comunidade aos territórios culturais da sua zona, bem como de outros locais do país e de promoção de uma troca entre o património local e as linguagens contemporâneas.
– produção e criação de objetos artísticos com assinatura da estrutura e difusão das suas zonas de ação como lugares de produção e criação artística e de projetos comunitários a nível nacional e internacional;
– desenvolvimento e aproximação dos públicos às linguagens artísticas contemporâneas, através de dinâmicas de metodologias participativas e colaborativas regulares;
– organização de ciclos de programação artística pluridisciplinar que potenciem a circulação de criadores contemporâneos e o acesso público das populações a propostas de índole assumidamente contemporânea e experimental.
Em 2012 desenvolvem o projeto KURT COBAIN, que incluiu um grupo de jovens dos 13 aos 18 anos. Em 2013, no projeto HEY YOU, envolvem um grupo de 70 pessoas de todas as idades na criação e interpretação de um espetáculo-manifesto. Em 2014, com o projeto INSCRIÇÃO, criam um espetáculo em três partes tendo como ponto de partida o livro “Portugal, Hoje: o medo de existir” de José Gil. No mesmo ano estreiam a criação MÃOS PENSANTES OU MANUAL DE PENSAR. Em 2015 criam o espetáculo PRIMEIRA INFÂNCIA: UM FABULÁRIO, marcando presença no Ciclo Recém-Nascidos do TNDM II. No mesmo ano desenvolvem o projeto pluridisciplinar FILOSOFIA DA PAISAGEM. No ano de 2016 estreiam em Londres o espetáculo THE OLD IMAGE OF BEING LOVED, apresentado em vários teatros e festivais internacionais e nacionais. No ano de 2017 estreiam o espetáculo AQUI É SEMPRE OUTRO LUGAR e em 2018 o espetáculo de colaboração internacional KIF-KIF (co-produção com o Teatromosca e o Théatre de La Tête Noire).
Para além de projetos de criação, a Terceira Pessoa desenvolve ainda o SERVIÇO PÚBLICO – ciclo de conversas em torno da arte contemporânea; o HÁ FESTA NO CAMPO e o ALDEIAS ARTÍSTICAS, projeto de desenvolvimento das aldeias através de práticas artísticas. Mais recentemente, criaram o espetáculo SENSO COMUM – UMA VAGA LEMBRANÇA DE UM ESPETÁCULO e DA MINHA ALDEIA VEJO QUANTO DA TERRA SE PODE VER NO UNIVERSO (2018). No ano de 2019 criam o percurso artístico pluridisciplinar UMA LINHA É UM PONTO QUE PASSEIA.
Têm ainda realizado vários projetos no domínio dos cruzamentos disciplinares, envolvendo cada vez mais criadores provenientes de várias linguagens artísticas e de outras áreas do conhecimento como a filosofia e a ciência.
CULTURA VIBRA
www.culturavibra.com
RUA DAS GAIVOTAS 6 / TEATRO PRAGA
https://ruadasgaivotas6.pt/
www.teatropraga.com
TEATROMOSCA
www.teatromosca.com
AGRUPAMENTO ESCOLAS AFONSO DE PAIVA
https://www.afonsopaiva.pt/
APPLETON
O ESPAÇO DO TEMPO
https://oespacodotempo.pt/
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VILA VELHA DE RODÃO
na web
ALMA AZUL
SP – ESCOLA DE TEATRO
www.spescoladeteatro.org.br
ECOGERMINAR
www.ecogerminar.org
AJIDANHA
www.ajidanha.com
CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM PATRIMÓNIO, EDUCAÇÃO E CULTURA
na web
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE CASTELO BRANCO / IPCB
www.ipcb.pt/ESE/
ESCOLA SUPERIOR DE ARTES APLICADAS DE CASTELO BRANCO / IPCB
www.ipcb.pt/ESART/
CONSERVATÓRIO REGIONAL DE CASTELO BRANCO
na web
ST ARTE
www.starte.pt
DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES / REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA
www.dgartes.gov.pt
CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO
www.cm-castelobranco.pt
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
https://gulbenkian.pt/